Deus é fiel!

Deus é fiel!
somos todas lindas aos olhos do pai...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

"O que é o mergulho e seus riscos".

                                     O que é o Mergulho

Bom a pedido de uma amiga minha Rute Marques,uma matéria exclusiva de mergulho,técnicas,modalidades e outros caracteres.
Há mais de 4 mil anos a.C. existem relatos de técnicas de mergulho, com as guerras as técnicas foram sendo aperfeiçoadas e usadas para vencer o inimigo. Nesta época o mergulho era usado para cortar âncoras do navio inimigo e perfurar embarcações.

No Brasil a técnica chegou a pouco mais de 50 anos no Rio de Janeiro com o objetivo de caça submarina. Na década de 80 o mergulho ganhou ampla divulgação com a visita de Jaques Costeau na Amazônia.

Com a chegada de certificadoras internacionais ao Brasil, o mergulho começou a se desenvolver mais, logo certificadoras brasileiras foram criadas assim como lojas destinadas a este segmento.

O que é Mergulho de Turismo






 – geralmente chegam à profundidade máxima de 18 metros, pessoas de qualquer idade podem praticar.

O que é Mergulho Técnico





 – o mergulhador chega a  pelo menos 30 metros de profundidade, realiza mergulhos de descompressão, entrada em naufrágios e cavernas.

O que é Mergulho de Apnéia



 – O objetivo é descer a maior profundidade possível sem a ajuda de qualquer equipamento, este mergulho sem dúvida é o mais perigoso de todos, e não é recomendada esta prática individualmente.

O que é Mergulho Profissiona



– podem se inscrever para o mergulho profissional, homens e mulheres com mais de 18 anos, o candidato deve passar por alguns testes de caráter seletivo, são eles: 200 metros nado Craw em menos de cinco minutos, flutuação de sobrevivência por 15 minutos e nado submerso (atravessar uma piscina de 25 metros, respirando apenas uma vez e sem dar impulso com os pés na parede da piscina).


Fisiologia Do mergulho.



Entenda um pouco sobre a fisiologia do mergulho...
Quando seres humanos mergulham, são submetidos à condição denominada Hiperbarismo, onde, para não colabarem, os pulmões são enchidos em pressões elevadas, expondo o sangue nos alvéolos também à mesma condição .

Segundo a Lei de Boyle,a profundidade da agua causa redução do volume dos gases nos pulmões. Exemplo : Ao nivel do mar (1 atm), um pulmão contendo 1L de ar terá seu volume reduzido confme o mergulhador desce em profundidade. Após 10m ( 2 atm ) o volume de ar cairá para 1/2 L. A 70m (8 atm) o volume será de 1/8 L e assim sucessivamente.
O Hiperbarismo,por sua vez, leva a alterações na absorção e transporte de gases no organismo. O ar que respiramos é composto basicamente por oxigenio, nitrogênio e gás carbonico. Havendo pressão gasosa alveolar aumentada, haverá hiperabsorção destes gases e isso poderá levar a efeitos deletérios, desde que não sejam seguidas as regras básicas do mergulho.
Scuba
Até os anos 40, quase todos os mergulhos eram feitos empregando um capacete ligado a um tubo de borracha,por onde era bombeado o ar, da superficie para o mergulhador. Em 1943 Jacques Cousteau desenvolveu o aparelho autocontido para respiração em baixo d`agua, ou SCUBA, abreviação do inglês Self Conteined underwater breathing apparatus.
Apesar as das evoluções sofridas pelo aparelho e de sua diversidade de formas comerciais, o tipo usado desde sua criação é Sistema de demanda de circuito aberto, contendo ar comprimido em cilindro, válvula redutora de primeiro estágio, uma válvula de de inalação de demanda e válvula de exalação, que possibilita que o ar seja puxado aos pulmões com pressão respiratória ligeiramente negativa e, depois ser exalado no mar sob pressão pequena.

Descompressão




Segundo a lei de Henry, "a solubilidade de um gas no meio líquido é diretamente proporcional a pressão parcial". Quando respiramos sob pressão elevada por longo período, a quantidade de NITROGENIO dissolvida nos líquidos corporais aumenta e , como o gás não é metabolizado no organismo, só será eliminado quando sua pressão seja reduzida nos pulmões.
Para que isso ocorra de maneira fisiológica,evitando a doença descompressiva o mergulho realiado em profundidades e tempo FORA da faixa azul da tabela 1 deve passar por processo de descompressão.
Quando o mergulhador sobe de maneira lenta e segura, tem 90 % do nitrogenio eliminado na primeira hora e o restante nas outras 6h.
No mergulho descompressivo, o mergulhador permanece determinado tempo em profundidades progressivamente menores até chegar à superficie, seguindo tabelas ja previamente elaboradas.

Lesões do mergulho


Mal descompressivo
Engloba duas lesões distintas : a embolia gasosa e a doença descompressiva.
Ambas ocorrem quando o Nitrogênio, gas inerte presente no sangue torna-se gasoso de uma maneira súbita,devido à rapida mudança de pressão nos tecidos de um ambiente hiperbárico para um hipobárico.Isto pode acontecer, por exemplo, quando um mergulhador que permaneceu um determinado período a uma determinada profundidade, atingindo um perfil descompressivo , sobe de maneira súbita.Por não haver tempo dos pulmões eliminarem o excesso de nitrogenio sanguineo,pode haver a formação de bolhas nos tecidos (Micronuclei).
Estas podem cair na corrente sanguinea, ocasionando o Mal descompressivo, caracterizado por embolia gasosa e lesão de orgãos-alvo, como o coração e sistema nervoso central (2% dos casos)
Em sua forma tecidual,a doença descompressiva pode ocasionar dores articulares,sendo o ombro mais acometido, dores musculares,paralisias,formigamento de extremidades e fadiga intensa.A pele pode apresentar coceiras e vermelhidão. Nos casos mais graves pode desencadear Incontinencia urinária, paralisias, vertigens e perda de consciencia.


Seu tempo de desenvolvimento ocorre :
A) 50 % dos casos nos primeiros 30 minutos
B) 85 % dos casos, em 1 h
C)95 % dos casos , nas primeiras 3h.

Fatores de risco :

idade
desidratação
Exercicio excessivo antes do mergulho
tabagismo
Hiportermia
Alimentação gordurosa antes do mergulho
Tabagismo
Sedentarismo e obesidade

Mesmo que os sintomas sejam discretos, a doença descompressiva é uma emergencia médica e deve ser conduzida com seriedade. O mergulhador deve repousar em posição confortavel, receber oxigenio e ser conduzido o mais rapido possivel a um serviço onde haja câmara hiperbárica.
Narcose pelo Nitrogenio
De maneira semalhante à doença descompressiva, a hiperabsorção do gás em baixas profundidades ( em geral abaixo de 30m )leva a efeitos de embriagues semelhantes aos do alcool. O tratamento baseia-se na subida a profundidades menores e aguardar a dissipação de sintomas.

Fatores que podem desencadear ou agravar a narcose :
Ingestão de bebidas alcoolicas, anti-histamínicos e calmantes
Mau condicionamneto físico
Exercícios extenuantes antes do mergulho
Hipotermia
Pneumotórax Hipertensivo
Também conhecido como Sindrome da Hiperinsuflação pulmonar, ou Barotrauma pulmonar.
Embora raro, pode ocorrer no mergulhador desavisado, ou em pânico que enche o pulmão de ar e sobe repentinamente,retendo-o. Lá embaixo, o volume de ar nos pulmões é pequeno e , ao subir o mesmo aumenta gradativamente.A ruptura alveolar pode levar ar ao espaço pleural, comprimindo o pulmão, impedidindo seu funcionamento normal.
Os sinais incluem :
Falta de ar intensa
Dor toracica
Veias do pescoço saltadas
Abaulamento do hemitorax afetado
Alterações no timbre da voz
Creptação na pele (enfisema subcutâneo)
Um mergulhador que apresente estes sinais está em RISCO DE VIDA COM PERIGO DE MORTE EMINENTE. O socorro não deve demorar e o mesmo deve ser transportado em oxigênio a 100%.
Barotrauma
Pode ocorrer em qualquer cavidade aérea do organismo.
Comumente afeta a orelha, os seios da face e os dentes. Ocorre pela equalização de pressão mal sucedida durante um mergulho. Os sintomas incluem dor, sangramento e perda da audição.
Pode ser ocasionado por disfunção das tubas condutoras de ar.Pessoas propensas a desenvolver a doença incluem os portadores de Rinite alérgica, infecções de vias aereas, fumantes.
O melhor remédio para isso é a prevenção. Nunca mergulhar havendo doenças das vias aéras, como rinites, sinusites, resfriados ou fazer uso de descongestionantes antes do mergulho, para alivio de sintomas.
Após um mergulho sucedido de barotrauma, o mergulhador deve permenecer na superfície e consultar-se com um Otorrinolaringologista assim que possível.

Acidentes com animais marinhos

Embora "raspões" em corais, cracas e ouriços possam parecer inofensivos, podem também infectar-se.Por isso, devem ser avaliados por médicos.
Mordidas de moreias, cações e tubarões podem causar sangramento excessivo e devem ser tratados imediatamente por lavagem exaustiva da ferida enfaixamento compressivo. Animais como o "peixe de pedra" e cobras dágua podem envenenar a vítima. Netas situações, a rapidez do socorro da vitima é fundamental.
A prevenção é também o melhor remédio. Animais marinhos dificilmente atacam mergulhadores a não ser que se sintam ameaçados. Tentar tocar e acuar animais pode levar a situações desastrosas.Evite-as.

Contra indicações absolutas ao mergulho

A) CARDÍACAS


Historia prévia de Infarto agudo do miocardio ou revascularização miocárdica.
Hipertensão
Arritmia
Prolapso da válvula mitral

B) PULMONARES


Lesão pulmonar sólida História prévia de pneumotorax Asma em atividade.

C) NEUROLÓGICAS



Crises convulsivas
Tumor intracraniano
História prévia de AVC (derrame)
Lesão medular com sequela

D) OTORRINOLARINGOLÓGICAS


Galera este item é sério muito sério,quase morri 
por conta disso tenho os dois tímpanos estourados.

História prévia de perfuração de tímpano

Cirurgia da cadeia ossicular
Paralisia facial secundária ao barotrauma
Laringectomia previa
Historia previa de fratura dos ossos da face

E) GASTROINTESTINAIS



Obstrução gástrica
Diverticulo Esofágico Refluxo gstroesofagico grave
Hernias abdominais não corrigidas.

F) GRAVIDEZ

G) HEMATOLÓGICOS


Anemia falciforme Policitemia Leucemia

H) MUSCULOESQUELÉTICOS


Lombalgia cronica
Amputação
Escoliose com comprometimento pulmonar
História prévia de Necrose óssea asséptica.

I) PSICOLOGICAS/ COMPORTAMENTAIS


Claustrofobia
Psicose ativa
Sd Panico
Abuso de alcool ou drogas.

Bom meu espaço onde postos algumas fotos e relatos sobre meus esportes.

                                             Escola de mergulho netuno .
Aquário em uma academia de treinamento para mergulhadores de águas profundas em Guaraparí ES.
                      
           Claro que eu não sou besta e nem nada né aproveitar um rio que fica próximo a  Ambrósio BA.


E claro né peguei vocês rs acharam que eu não ia postar uma fotinho minha né kkk nos ossos do ofício claro meu povo que eu ia postar rsrs. Anchieta Es.

                               
                                Como eu disse Esse é o Aquário lá de Guaraparí ES.
                                 
                               Aqui eu comprovando que eu tava lá mesmo rsrsr.
                   Aqui eu dentro do barquinho indo para o pico onde mergulhamos.

                                                   Quase chegando no pico.
                             Aqui já estamos no mar nos preparando para descer.
                                                   Aqui eu dentro kkk
                                                    Um amigo indesejado.
                                             linda estrelinha do mar..

                                         
                                         Aqui eu segurando minha lindinha..

                                            E infelizmente o final do passeio.. =(

Bom galera espero que tenham gostado pois eu com certeza amei meu passeio só não foi melhor por que  meu amore não estava comigo.Mas foi interessante.
Que Deus abençoe todos vocês e bjos fuiiii até mais!.

Nenhum comentário: